AROMATERAPIA PARA DISTÚRBIOS DO SONO

AROMATERAPIA PARA DISTÚRBIOS DO SONO

Distúrbios relacionados ao sono tornam-se queixas cada vez mais recorrentes e já se estabeleceram como um reconhecido problema de saúde pública.

AROMATERAPIA PARA DISTÚRBIOS DO SONO

Distúrbios relacionados ao sono tornam-se queixas cada vez mais recorrentes e já se estabeleceram como um reconhecido problema de saúde pública.

Sonolência diurna, fadiga, irritabilidade, problemas de cognição e memória são alguns dos efeitos imediatos que a ausência de uma boa noite de sono pode provocar.

A longo prazo, indivíduos com quadros recorrentes de insônia ou sono irregular, podem desenvolver predisposição para hipertensão, inflamações, obesidade e intolerância à glicose, além de outras doenças crônicas.

Os óleos essenciais podem atuar diretamente sobre as funções das células nervosas, tanto por meio de ação antagonista a receptores neuronais específicos quanto por meio da ligação dos mesmos. Eles auxiliam na indução e manutenção do sono, propiciando uma noite de sono natural e restauradora, combatendo quadros de fadiga, tensão, ansiedade e irritabilidade.

O mecanismo de ação envolve tanto as propriedades bioquímicas quanto as propriedades psicológicas e energéticas dos óleos essenciais, que podem influenciar o organismo humano de modo integral e exercer naturalmente efeitos hipnóticos, sedativos e ansiolíticos. Os ácidos, esteres, cumarinas e monoterpenos são alguns dos componentes responsáveis por essas atuações.

Uma boa noite de sono permite que o organismo se regenere. Favorece o estabelecimento de novos circuitos nervosos e o desenvolvimento do cérebro, o que, por sua vez, influencia o funcionamento dos outros órgãos, das glândulas e dos tecidos.

A insônia e demais distúrbios do sono podem ser quadros desencadeados por múltiplos fatores, como ambiente, hábitos cotidianos, fatores psicológicos, problemas sociais e abuso de substâncias, entre outros. Quando se repetem, esses quadros tendem a criar um ciclo vicioso, que por sua vez pode afetar tanto as funções metabólicas quanto as funções emocionais e psicológicas do indivíduo. Em crianças, a insônia pode estar acompanhada de fobias, terrores noturnos ou, ainda, de ansiedade.

SUGESTÕES DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA UM SONO RESTAURADOR:

- Lavanda (Lavandula angustifolia)
- Manjerona-verdadeira (Origanum majorana)
- Bergamota (Citrus bergamia)
- Jasmim (Jasminum ssp.)
- Néroli (Citrus aurantium)
- Petitgrain de laranja-amarga (Citrus aurantium)
- Espruces (Tsuga spp)
- Abetos (Abies spp)

SINERGIAS PARA MASSAGENS OU APLICAÇÃO NO PLEXO SOLAR, PULSOS:

- OE de capim-limão 1 mL
- OE de litsea-cubeba 1 mL
- OE de mandarina 1 mL
- OG de tamanu 30 mL

Ou

- OE de lavanda-francesa 2 mL
- OE de néroli 0,5 mL
- OE de manjerona-verdadeira 0,5 mL
- OG de tamanu 30 mL

Ou

- OE de manjerona-verdadeira 2 mL
- OE de camomila-romana 1 mL
- OE de lavanda-verdadeira 2 mL
- OG de amêndoas-doces 5 mL

Quer melhorar sua qualidade de vida por meio do uso de óleos essenciais?

Entre em contato pelo WhatsApp no canto inferior esquerdo da tela!

GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

FESTY, Danièle. Cuidando dos filhos com óleos essenciais. Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2017.

LILLEHEI, A. S.; HALCON, L. L. A systematic review of the effect of inhaled essential oils on sleep. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, v. 20, n. 6, p. 441-451, June 2014.

LASZLO
O Essencial em sua Vida.
www.laszlo.ind.br 

 Receba Novidades